Sorrisão

36

Ontem eu pedalava pela ciclovia e estava atrás de uma família numa bicicleta. O pai seguia pedalando e, na garupa, estava a mãe segurando o filho, um garotinho nos arredores de 1 ano. Eu estava bem atrás, poderia ultrapassar, mas decidi por reflexo mandar um sorrisão de presente pro neném. Ele me devolveu imediatamente abrindo toda aquela boquinha banguela! Será que ele entendeu? No sorriso eu dizia: “que coisa fofa esse neném mais lindo aqui no meu caminho!”. Acho que ele entendeu a energia. Tem coisa melhor do que sorriso de criança? Como se não bastasse, ele começou a brincar de jujú comigo no resto do percurso! Sabe, se escondendo atrás da mãe e depois aparecendo: BUH! Ganhei o dia.

Tem vezes que estou assim, vendo metáfora em tudo. E nem é TPM, não tá em época. Esse sorriso inocente vindo de uma criança pura, sem maldades foi o presente da noite. Uma simpatia dedicada à uma anônima em troca – simplesmente – de outro sorriso. Alguém me explica por que essa reciprocidade despretensiosa não pode ser eterna?

Lembrei de uma senhora que morava no caminho de quando eu ia pra Universidade. Ela sempre estava na janela quando eu passava por lá. Um dia eu mandei um sorrisão e dei boa tarde. Ganhei de volta um resmungo e uma janelada na cara. Isso aconteceu há 16 anos e nunca me esqueci. Fiquei me sentindo repugnada. Será que pareci psicopata? Será que a senhora achou que eu ia pedir alguma coisa? Será que ela estava com dor achando o mundo inteiro uma merda? Será que ela viu o sorriso? Será que ela ficou com raiva porque eu tinha dente? Será que ela não leu no meu sorriso um: “Oi senhora, tenha um dia maravilhoso!”. Eu nunca vou saber. O fato é que o neném mandou o sorriso de volta. Reciprocidade.

Vá de bike e seja mais feliz.

gentileza-gera-gentileza-655x800

Publicado em 19/05/2016, em Desabafos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

