Esquisita tendência ao acúmulo de embalagens…

8acf9ffe64a3ee44ec89a01a1c05a6d7

O Discovery Home & Health exibe com frequentes reprises uma série sobre acumuladores compulsivos. Assistir a estes programas me dá um pouco de medo… deve dar em pessoas com tendências ao colecionismo, porque apesar das enormes diferenças que existem, por vezes, pode se confundir. Acho que a grande diferença é que o “acumulador” reúne desordenadamente, inclusive, lixo em decomposição. Já o colecionador tem as coisas ordenadas e, de certa forma, valorizadas. É mais ou menos a noção que eu tenho.

Daí vem a reflexão sobre as minhas coleções que guardo até hoje (cartões telefônicos, papéis de carta, cartões postais, marcadores de livro, calendários de bolso, adesivos, canetas, bottons, iô-iôs, Lego, gibis, figurinhas, cartões de Natal, cartinhas, diários, panfletos e outras coisinhas + que não lembro agora). Ok, partindo do princípio que são “coleções” passo pra outro caminho… a tara que eu tenho por embalagens…

Desde criança eu sou apaixonada por embalagens. Cheguei a colecionar latas vazias e carteiras de cigarros – fui obrigada a jogar fora pela configuração aproximada de “lixo” que aparentava. Bom, o fato é que eu acho embalagem coisa mais fofa do mundo. Caixas, latas, tubos, potes, e, principalmente, as mais criativas. Gosto do cheiro delas, de coisa nova, de plástico, de papelão. Quando criança, presentes com embalagem bonita eu procurava preservar. Guardava de volta os brinquedos que ganhava dentro delas e mantinha até elas ficarem caquéticas. Isso é normal? Ganhar um perfume e guardar a caixa dele é normal? E quando acaba o perfume, guardar o vasilhame dele, é normal? Preencher um diário de recordações ou álbum de fotografias com embalagens de bombons, cupons, ingressos, palito de picolé, bagana do primeiro cigarro… é normal? Gostar de saquinho duro que vem trazendo as coisas e guardar para uso posterior, é normal? Tenho muitas caixas de papelão… guardo elas dobradinhas numa sacola… vou usando quando é pra organizar coisas, tipo miudezas… isso é normal?

Eu gosto muito de embalagens. Acho todas lindas.

#partiudiscovery

Publicado em 03/10/2014, em Comportamento. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

