Ultra-jovem… se pluga aí…

É pra já!

Ontem já era tarde quando cheguei em casa, passavam das 23h, eu estava ansiosa como todo Domingo. Nesses dias eu fico preocupada com a quantidade de sono que devo dedicar na virada para que na Segunda-feira eu acorde completamente saciada, sem resquício nenhum de preguiça e comece a semana de tanque cheio. Mas aí… drama… a TV estava ligada, meu imão, pra variar dormiu na minha cama assistindo Disney Channel, e eu não resisti: assisti High School Musical 3.

Estava o tempo inteiro tensa pensando “já é pra eu dormir, agora, já, tenho que dormir…”, mas não resisti e assisti o último filme que faltava eu ver da trilogia besteirol. Eu já tinha visto o 2 e o 1 e confesso, não foi influência do meu irmão ultra-jovem de 10 anos de idade, foi opção. Quase trintão na cabeça e me peguei feliz da vida curtindo o filme teen ultrapassado. E daí? Tá pagando minhas contas? Tô nem aí, eu gosto mesmo e muito. Principalmente aqueles considerados por muitos “besteirol, coisa de gente vazia”. Eu gosto.

Gosto de filmes e séries que se passam em escolas e ficam mostrando a vida dos adolescentes americanos que têm armários decorados, jogam futebol americano, são cheerleaders, pegam seus almoços em bandejas naquelas filas onde tudo acontece, usam roupas que não são uniformes padronizados, mas trajes fashions e, quase sempre, de frio. Eu adoro ver isso, e eu não tô nem aí se isso é influência de uma sociedade capitalista propagada para captar mentes vazias, eu choro! Gosto de High School Musical, de séries como Popular (Sony) e Glee (Fox). Isso sem falar nos filmes…  As Patricinhas de Beverly Hills,  Ao Mestre com Carinh0,  Legalmente Loira, Sociedade dos Poetas Mortos, Escola de Rock, Mudança de Hábito 2, dentre outros clichês dos clichês que eu adoro. Além, é claro, de Carrossel, que foi minha novela favorita até hoje. Viva a Escolinha do Chaves! Viva a Escolinha do Professor Raimundo! Viva a Escolinha do Anaice no Barra Pesada! Lembra? Era a escolinha da Band… de Bandidagem.

Gostar de clichê e do que tá ou esteve na moda não é coisa de hoje em dia. Elvis, Bee Gees, Jackson 5 e Beatles estouraram como? Com lançamentos mundiais, claro.  Universalização da moda. E a moda surgiu pra isso mesmo, pra aparecer, emplacar e de repente, cair fora para que anos depois retorne como algo clássico, vintage, roots, nos cds “Meus Momentos”, na série “Por toda a minha vida” e afins… aí,  quando percebemos, vira moda novamente! É todo um ciclo que se repetirá sempre e sempre.  É só ficar ligado nessas versões que Black Eyed Peas adora dar…

Quando eu era bem criança, cheguei a perceber ao meu redor o bafafá de quem era fã dos Menudos. Talvez esta seja minha recordação mais antiga vivenciada de Boy Band na Pop Music, claro, muita coisa passou e eu não percebi mas algumas cheguei a curtir bastante… New Kids on the Block, Dominó, Polegar, Take That, Paquitos, You Can Dance, No Mercy, Double You.. e as meninas deliravam. Gastava maior dinheiro com pôster e revista de letra de música das bancas. Isso sem contar com os cards que vendiam em formato de cartão de crédito, eu adorava. Vendia na mesma banquinha em frente da escola, do lado do cara com as laranjinhas, na banquinha de bagulho, lá tinha maçãs de acrílico com clipes coloridos, molas de plásticos, batbegs, figurinhas de álbum escolhidas, papel de carta, revólver de espoleta. E lá eu comprava os cartões dos gatinhos da época Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Tom Cruise, Bon Jovi, Jhonny Deep, Marcelo Augusto, Maurício Matar, Conrado, Leonardo Vieira.  E daí? O dinheiro era meu! Eu conquistava vendendo bombons, meus desenhos toscos e figurinhas de papel contact.

Na adolescência, continuei a minha paixão por coisas vazias modistas. Nos anos 90, quando descobri Backsreet Boys, Spice Girls e Hanson abriu-se uma porta para mim: MTV. E lá estava eu viciada em tudo que não prestava (para os outros) Westlife, Five, Boyzone, Nsync, Mamonas Assassinas, Beavis & Butt Head, Garoto Enxaqueca, Capricho, Todateen… revistas, cds, clipes… pra cá e pra lá. E novos vícios, depois de acompanhar a reprise de Barrados no Baile, lá estava eu viciada em Friends, Blosson, Dawson’s Creek, Felicity, Party of Five. E enquanto me dividia entre meu Discman, meu Tamagochi e meu Game Boy, ia acompanhando tudo que podia em todos os lugares.

Na época da novela Rebelde, os RBD’smaníacos circulavam perto de mim, e apesar de eu não ter conhecido quase nada sobre esta moda (exceto o fato de que eles usavam uniformes com gravatas) , sentia que o negócio era forte. E era tanto que voltou agora na Record, se não tivesse sido tão legal, não voltaria, não acha? Tudo que é legal dá ibope, não importa se presta ou se não presta. É o Tchan, Companhia do Pagode, Leandro e Leonardo, Sandy & Jr, Xuxa, lambada, discoteca, Lego, hippies, Barbie, Super Mario Bros, Indiana Jones, Betty Boop, Chiquititas…  coisas que vão e voltam… às vezes melhor, às vezes pior…

Agora, tenho acompanhado uma nova geração de perto. Com 3 irmãos crianças, aliás… ultra-jovens, acabo absorvendo a atmosfera que vivem, e percebo a moda que circula por aí… Justin Bieber, Nintendo DS, Isa tkm, Smartphone Kids, Jonas Brothers, Netbook infantil, iCarly, máquina digital da Hannah Montana, blu-rays, Harry Potter, Ben 10, Crepúsculo, bluetooth em tudo que se pode imaginar,  NX Zero, Nintendo Wii, Restart… é muito produto novo no mercado…

Há 28 anos venho tentando acompanhar  tudo que posso p/ não ficar de fora dos modismos vazios…  muito material publicitário novo, muitos blockbusters dos cineastas, das gravadoras, fábricas de brinquedo, de games, vamos ver como as coisas estarão daqui há 10 anos, não é bom  ficar pra trás e ignorar o novo. E como dizia Buzz Light Year… ao infinito e além… e… pra sempre Ultra-jovem! CRUJ, CRUJ, CRUJ, Tchau!

 “Não somos crianças, somos ultra-jovens e merecemos respeito!”

Publicado em 19/04/2011, em Recordações. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

