Minhas tralhas preciosas


By publibaby

Há pouco mais de 1 ano eu descobri um site… e antes que me viciasse em Second Life eu me rendi aos encantos do www.trocafigurinhas.com.br, que também tem lá seu lado 2ª vida. É que lá eu encontrei um refúgio para manias esquisitas que preservo até hoje… tudo relacionado ao colecionismo.

Eu reconheço que tenho um lado preocupante, talvez, até mesmo, patológico que é o de reunir tralha. Sério, quando vi aquela reportagem que contava a história de uma senhora que morava numa casa com mais de 200 toneladas de lixo fiquei observando melhor o meu TOC. Lógico que meu ficcionismo não vai a tanto, mas é bom atentar para essas coisas desde o início e o que eu percebi foi que tenho verdadeira tara na reunião de material promocional em geral. Sério. Falou em brindes, tô comprando e reunindo, além das outras coleções que já nem sei até onde é hobby ou TOC.
Só para se ter uma idéia eu guardo com cuidado minhas coleções de: Adesivos: para carro, de campanha política, de lojas, etc… Cartelas de adesivos: daqueles brilhosos, japoneses, stickers em geral… Tazos, figurinhas de menta, figurinhas de cliclete, figurinhas de Cheetosm de biscoitos, cards promocionais da Elma Chips, cards do chocolate Surpresa, cards em geral, posters de artistas que eu era fã na adolescência, brindes das revistas que eu comprava (tipo cordão, chaveiro, anel)… Marcadores de página, calendários de bolso, cartões telefônicos, papéis de carta, cartões postais, iô-iô Coca-Cola, Gibi, revistas colecionáveis (estilo Insetos – formava uma aranha que brilhava no escuro – e Dinossauros – formava um T-Rex que também brilhava), canetas decoradas, miniaturas estilo Kinder Ovo… dentre outras coisitas mais! E olha eu já consegui me desfazer de algumas coisas, por exemplo, minha coleção de latinhas e de tampinhas que foram pro lixo num dos ataques de faxina que eu tive.
Colecionar cartões telefônicos sempre foi meu hobby preferido. Mas, o mais antigo é figurinha. Lembro que quando estava no colégio jogava bafo com os meninos e “lapelava” todos, como diz o Cebolinha, apesar de nunca ter sido muito fã destes álbuns de futebol mas gostava de ter as figurinhas especiais porque depois elas valiam muito nas trocas por cromos de outros álbuns, adorava fazer as negociações. Desde aquela época muita coisa ficou guardada, por exemplo as repetidas de:  Bem-me-quer (1982), Care Bears (1987), Barbie Superstar (1990), Beverly Hills – Os Ídolos de “Barrados no Baile” (1994), Lady Lovely Locks and the Pixietails, TV Colosso(1995), Basketball 1995/96 N.B.A. (1995), Super Auto (1995), Nintendo World, Chiquititas, Seninha e Sua Turma (1995), Tom & Jerry (1996)… entende a doença?
Já tive váááááários álbuns, lembro de quase todos, infelizmente alguns foram se perdendo nas faxinas… hoje tiro uma bronca de ajudar meu irmão coma as coleções novas, na realidade eu fico curtindo cada figurinha conquistada. E quando um álbum é completado! Que sensação gostosa! O Livro Ilustrado, finalmente, completo! Bom demais…. kkk… bobagem né? Choro…
Publicado em 13/09/2007, em Recordações. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

