Egocentrismo

“Egocentrismo é a característica que define as personalidades que consideram que todo o mundo e todas as pessoas giram ao redor de si próprio. A criança com cerca de 3 anos passa pelo período chamado teimoso, pois ainda não compreende que faz parte de uma sociedade, imaginando que todo o mundo gira em torno de si mesmo.”

Vejo uma criança chorando porque ela quer daquele jeito e não aceita de outra forma. Ela bate o pé e diz que quer comer naquele momento senão acaba morrendo. Ela chora, se joga no chão, e tem que ser do jeito que ela quer, nunca de outra forma. É ela quem tem que ganhar os melhores presentes, é ela quem quer receber todo o amor e atenção da família, é ela quem quer ser o centro do universo. Para uma criança, não existem preocupações com contas, com comidas, com aluguéis, prestações… para uma criança todo o dinheiro do mundo foi feito para comprar bombons. Para ela não importa se o trânsito estava engarrafado até que seu pai chegasse no colégio para buscá-la, na cabecinha dela, seu pai a abandonou e já não a ama mais. E todos os conceitos sobre tudo mudam de minuto em minuto.

A psicologia diz que o egocentrismo “se caracteriza pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e fatos. Uma pessoa egoísta pode não ser egocêntrica, uma vez que luta para fazer com que os fatos se amoldem a seus interesses. A pessoa egocêntrica é egoísta, no sentido de que não consegue imaginar que não seja ela a prioridade no mundo em que vive. O egocentrismo é próprio da infância, como passagem para que a criança possa aprender a noção de referência a partir do eu e então aprender a criar outras referências que não o si mesmo.”

Segundo eu mesma, e minhas impressões estritamentes empíricas sobre o mundo, o indivíduo que cresce e guarda os resquícios egocêntricos comuns da idade primária se torna um tremendo babão. Kiko, mimado, bate o pé até que consiga o que quer. Se não é o centro num local, busca outro para conseguir o que deseja: atenção total. Refúgios onde consiga montar seu pequeno reinado. Esse que não conseguiu se desprender se torna o pior dos egoístas, o egoísta egocêntrico.

“Preocupação excessiva consigo mesmo é egocentrismo e o egocentrismo é o mais alto grau de egoísmo. Muita gente não percebe que essa preocupação é egoísmo. Este tipo de egoísmo é traiçoeiro, sutil e comumente difícil de ser reconhecido. O indivíduo doente freqüentemente nega que isso seja egoísmo. A pessoa doente está sempre inteiramente preocupada com o que está sentindo e com coisas semelhantes, no que lhe diz respeito. O mundo? Pode ir para o inferno… Não está interessada em mais nada a não ser como se sente, no que deseja, no que consegue para si, como os outros a tratam e nas vantagens que possa levar. Estamos certos disso – nós éramos  assim, como assim são todas as pessoas emocionalmente doentes. Quando uma pessoa pensa ou fala unicamente a respeito de si mesma, ela está sendo o mais egoísta que se possa ser.”

Eu, no meu mundo idealizado, penso que o egocentrismo atreldo ao egoísmo é uma variante nociva da imaturidade. Diante de tudo é importante praticar o altruísmo dentro de si e vencer as más índoles.

Publicado em 26/12/2006, em Comportamento. Adicione o link aos favoritos. 13 Comentários.

  1. Boa descrição …

  2. "pessoa doente está sempre inteiramente preocupada com o que está sentindo e com coisas semelhantes, no que lhe diz respeito. O mundo? Pode ir para o inferno… Não está interessada em mais nada a não ser como se sente, no que deseja, no que consegue para si,"é meu estilo de vida, mas nem por isso me axo melhor q os outros e nem sou chato -.-\’ renove seus conceitos

  3. Mt boa a descrição…mas tive a leve impressão de que voce é uma pessoa que não tem muita facilidade em pensar só em si mesma…por isso critica com tanta enfaze as pessoas que só pensam em si…

  4. Mario Cezar de Lima

    Eu me encaixo perfeitamente em tudo o que foi dito. Sofro muito com isso e gostaria de mudar. Tem cura? Eu me preocupo excessivamente comigo mesmo, e as vezes passo por cima dos sentimentos alheios para conseguir o que quero. Me pego pensando quase sempre: "Não posso perder tempo, os outros que se danem."

  5. Tenho uma pessoa extamente como a descrição de egocentrismo e egoismo! ele tem 55 anos é orfão de pai e mãe e não tem irmãos! Acho que é muito difícil uma midança de comportamento neste estágio. E eu vou deixa-la por isso!

  6. Eu vejo o egoísmo como o sentimento e a atitude de querer as
    coisas só para si, sem se importar com os outros.
    Egocentrismo já é o sentimento de ser o centro do mundo. Mas
    não só de maneira “positiva”, mas também de maneira
    “negativa”, podendo portanto ser um complexo de inferioridade ou de
    superioridade. O egocêntrico pode não ter atitudes egoístas.

  7. Oi tudo bem, gostaria de agradecer pelo texto que você escreveu, reparei que ele está lá na wikipédia também. Estou pesquisando nesta área a fim de estudar por conta própria este tipo de comportamento que é o egoísmo. Comecei pesquisando narrativas antigas como as da bíblia. Percebi então que antes de matar seu próprio irmão Caím teve uma crise de egoísmo. Ele não podia aceitar a condição de que seu irmão tivesse alcançado uma certa atenção de Deus da maneira que para si. A resposta divina dada então a ele foi:
    Porque está assim com o rosto abatido Caím? Se você fizer o que bom também será aceito, e veja que este seu desejo é contra você mesmo, mas é você quem deverá domina-lo ! Resumindo , a falta de dominio próprio fez Caim deixar o egoismo crescer tanto que por fim teve uma atitude insana. Será que, em diferentes escalas nós mesmos não temos atitudes insensatas quando deixamos nosso egoismo nos dominar? Percebi que o conselho de Deus para Caim é perfeitamente cabivel a qualquer um até os dias de hoje.
    Deus te abençoe querida

  8. (Corrigindo meu comentário anterior )
    Oi tudo bem, gostaria de agradecer pelo texto que você escreveu, reparei que ele está lá na wikipédia também. Estou pesquisando nesta área a fim de estudar por conta própria este tipo de comportamento que é o egoísmo. Comecei pesquisando narrativas antigas como as da bíblia. Percebi então que antes de matar seu próprio irmão Caím teve uma crise de egoísmo. Ele não podia aceitar a condição de que seu irmão tivesse alcançado uma certa atenção de Deus da maneira que ele gostaria que fosse para si. A resposta divina dada então a ele foi:
    Porque está assim com o rosto abatido Caím? Se você fizer o que é bom também será aceito, e veja que este seu desejo é contra você mesmo, mas é você quem deverá domina-lo ! Resumindo , a falta de dominio próprio fez Caim deixar o egoismo crescer tanto que por fim teve uma atitude insana. Será que, em diferentes escalas nós mesmos não temos atitudes insensatas quando deixamos nosso egoismo nos dominar? Percebi que o conselho de Deus para Caim é perfeitamente cabivel a qualquer um até os dias de hoje.
    Deus te abençoe querida

  9. podem pesquisar a vontade ,e fazer comparações,que o artigo ,resumindo um pouco ,tudo o que é egocêntrismo ,descreve a mais pura verdade ,o artigo é interressante e proveitoso eu gostei muito..,

  10. Só ressaltando que tudo que está entre aspas na postagem é citação de artigos que coletei por aí pela rede ok?

  11. Nao concordo com tudo que foi dito sobre a pessoa egocentrica.Por exemplo:Meu marido tem bebido muito ultimamente, sempre,todo o dias converso com ele obre o mal que ele tem feito a ele mesmo e consequrntemente a mim, causando problema em casa,no trabalho, se distanciando muito de uma relação maravilhosa que tínhamos, pois bem,sou geniosa, mas sou justa e tento relevar algumas coisas,porém ultimamente a defesa dele p comigo é de me chamar de egocêntrica,dizendo que so penso em mim, que so o q penso é certo, etc…Mas me responda uma coisa:Isto é ser egocêntrica?querer bem a meu marido, ao noso desenvolvimento na nosa empresa.ao querer que nossa vida em comum volte a ser como era antes?se isso for ser egocêntrica, sinceramente nao sirvo p este mundo,estou vivendo em época errada.

  12. essa questão do egocentrismo é muio serio !! as pessoas nao se dão por conta disso !!
    e acabam não enxergando o próximo como ser!!

Deixe um comentário

