O Baile dos Passarinhos é na gaiola…

 
Viva a noite! É, um viva à ela. Mas, e agora que as noites de Belém só poderão funcionar até 00:00h? Pelo menos foi o que vi em alguns locais hoje. Blitz da Polícia rodeando a cidade, num bar aqui perto de casa eram 4 patrulhas (!). Já soube que os estabelecimentos terão 30 dias para se adaptar à Lei Seca, até lá, a onda é até 3:30h, depois disso, 00:00h e a mamada acabou. (reportagem completa).
 
Jovens desgovernados, locais fechados abarrotados de pessoas, carros e mais carros num engarrafamento boêmio, um mundo de gente reunida em postos de gasolina ou à beira de canais… "liberdade pra dentro da cabeeeça", só assim mesmo, porque os passarinhos sedentos por vôos aventureiros vão ter que cortar suas asinhas.
 
Ok, concordo que tem a questão da criminalidade e um mundo de blábláblá’s por aí. Tá certo, foi a maneira que eles encontraram para solucionar algumas coisas. MAS, deixa eu lembrar que sou imatura e tenho meus 20 e poucos anos…
 
Apesar de não ter vivido Anos Rebeldes essa minha geração Trem da Alegria foi criada sob uma ideologia liberal. Palavras e expressões do tipo: democracia, liberdade de expressão, de ir e vir… talvez tenham confundido um pouco a minha cabeça. Conhecer e aplicar os limites que dividem a liberdade da libertinagem é um pouco difícil na minha cabeça de jovem vazia mtvmaníaca…
 
Bem me lembro dos almanaques da Turma da Mônica que esclareciam à criança sobre uma tal LEI Nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Em formação, eu lia que "A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis." Sem entender muita coisa, existia um detalhe que eu não esquecia: Liberdade. Mais tarde, estudando para um desses concursos públicos da vida, soube que este era o Art. 15 do Capítulo II, o que me levou a conhecer o Art. 16 e compreender determinados aspectos (restrições). Mas, levando em consideração a palavra "liberdade" que batia em minha cabeça, não poderia deixar de sentir aquele espírito heróico aventureiro da obra de Robinson Crusoé.
 
Eu sentia que "passarinho quer dançar, o rabicho balançar, porque acaba de nascer…". Pois é, estava saindo do ovo e não tinha noção nenhuma sobre a vida, a realidade, a modernidade… muito menos poderia prever essa tal Gripe Aviária. É preciso lembrar que o perigo está invadindo nossa cidade e às vezes estamos voando rumo ao matadouro.
 
Para mim, é bem melhor estar longe de toda a pertubação que a mãe natureza nos impõe nesta cadeia alimentar racional, até porque não se pode esquecer que animais irracionais estão à solta… levando carros, violando pessoas, atirando por aí…
 
E você vai ficar morrendo de tédio tentando entender quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Adiciono uma pitada de romantismo, uma dose de otimismo e tento ser racional para arriscar um conselho: se o Baile dos Passarinhos tiver que acontecer em gaiolas, viva a noite! "E depois voar no azul. Cruzar de norte a sul. O céu e o mar".
 
 
BAILE DOS PASSARINHOS (ouça)
(W. Thomas / T. Randall / Edgard Poças)
Passarinho quer dançar
O rabicho balançar
Porque acaba de nascer
Tchu tchu tchu…
 
Passarinho quer dançar
Quer ter canto pra cantar
Alegria de viver
Tchu tchu tchu…
 
Seu biquinho quer abrir
As asinhas sacudir
E o rabicho remexer
Tchu tchu tchu…
 
Joelinho vai dobrar
Dois saltinhos só pra ver
Vamos voar
 
É dia de festa
Dança sem parar
E depois voar no azul
Cruzar de norte a sul
O céu e o mar
 
Passarinho quer dançar
O rabicho balançar
Porque acaba de nascer
Tchu tchu tchu…
 
No seu ninho dançará
Passarinho passará
A alegria de viver
Tchu tchu tchu…
 
Seu biquinho quer abrir
As asinhas sacudir
E o rabicho remexer
Tchu tchu tchu…
 
Joelinho vai dobrar
Dois saltinhos só pra ver
Vamos voar
 
É dia de festa
Dança sem parar
E depois voar no azul
Cruzar de norte a sul
O céu e o mar

 Contagem Regressiva: Faltam 10 dias!  (sugestão de presentes)

Publicado em 18/03/2006, em Comportamento. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: