Encaixe perfeito

 
"Gostas de Emmerson Nogueira?", foi assim que tudo começou. Combinou. Sabe quando as coisas se encaixam tão perfeitamente que você simplesmente não pode acreditar? Ok, Emmerson é meio… senso-comum, modismo… mas: Beatles, Santana, Roupa Nova, Guilherme Arantes, Flashback, Elton John, Maná, Jackson Five… musiquinhas piegas românticas de 92,9FM, trilhas de filmes, músicas da Disney, do Chaves, de aberturas de desenhos animados… vinhetas… jingles…  "Ei, bora ouvir Falcão? E Botando pra Feder? Juca Chaves? Língua de Trapo? Músicas do Pânico?? Do Hermes & Renato??? Ah, bora ouvir de tudo cantando ao estilo "Making my way downtown… walking fast… faces pass and I’m home bound" em As Branquelas ???
 
Então bora. E o que eu não conheço? "Vamos conhecer?!". Vamos lá! Claro, e o que tu não conheces eu te apresento. Que troca gostosa. Troca de bom-gostos, de cultura, recordações, besteiras, troca de vivências e experiências musicais. "Essa daí… eu era criança… ouvia com meus pais dançando e tal…". "Ah, essa, essa eu lembro de um coral de velhinhas…". "Essa é a cara da greta da janela pela qual eu tentava observar a Lua…". Cada música, uma identidade, uma personalidade, uma história.
 
Plim. Plim. Plim, plim, plim… as gotinhas da chuuuuva… plim-plim-plim-plim-plimplimplimplim… musiquinha do teatrinho da escola, estranho, antes eu lembrava do mico…  que eu era um dos aerolitos que rolavam… ("vão rolando as pedrinhas… plim-plim-plim-plim-plimplimplimplim…"). Agora já não é só essa recordação que tenho… é mais… quem será que estava me olhando nesse dia de apresentação do trabalho referente à disciplina de Educação Artística & Religiosa – Profª. Heronídice?
 
Encaixe perfeito (em todos os sentidos – rs). Músicas que marcam, piegas ou não. Músicas que lembram lugares, lembram loucuras, amor, prazer, diversão… declarações… músicas que lembram teu rostinho tímido e olhinhos brilhantes cantando num karaokê… lembram batuques pelos espacinhos do meu carro fazendo-o objeto de percussão… músicas que lembram dancinhas estranhas na chuva… rebolados esquisitos num arrasta-pé… "olha como eu encaixo a introdução de All my Life aqui… " e… "eu vou pra Maracangalha, eu vou…" (…). E o Paul (McCartney) – rs? "No more lonely nights… never be another… no more lonely nights…" ele disse tudo naquele dia. Chega de noites solitárias.
 
NÃO! No Doubt não! No Doubt é meu, é a minha banda. Não pode trazer recordação de nada! Tem que estar nulo, num lugar sagrado da memória. Tem que ME lembrar, cantando… gritando pela rua na época da motinho com Walkman e fone de R$1,99 rodando pela madrugada me sentindo numa Harley Davidson jurando ser o Che Guevara em O Diário de Motocicleta… berrando feito doida na frente do espelho me achando a Gwen Stefani!  Ok, eu aceito Don’t Speak ser trilha amorosa de N casais, mas o resto? O resto é meu! É mistura de hip-hop, punk, ska, pop e metal, estilo único! Não pode participar… muda a música… e quando eu menos espero… eu percebo… "cause i’m just a girlllll…" tocando enquanto um amor-louco reinava… ahhhh… assim não dá!
 
E agora? Quer dizer que todos os resultados de Warner, EMI, BMG, Universal – Polygram, CBS – Sony, Atração, Som Livre, Continental, Abril Music… vão ser nossas trilhas?!? É? Então é assim?! Ah é? Então te vira pra extingüir a música… ou melhor… o som do Universo se um dia isso passar… porque nem eu, nem tu, vamos aturar o som de qualquer nota que seja.
 
É isso… se um dia esse encaixe não for mais perfeito meu mundo se tornará mudo e eu viverei num triste silêncio ensurdecedor. 
 

Publicado em 25/02/2006, em Música. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

