Subindo e descendo!

 

 "Eu encontrei um brinquedinho divertido. Tenho certeza que você vai se amarrar. Duas rodinhas enroladas num barbante. Te dou um doce se voce adivinhar! Ele parece um biscoitinho recheado. É redondinho e tão gostoso de brincar. Segure firme bem na ponta de seus dedos, me dê um beijo que eu vou te ensinar…

Enrola, enrola, também to querendo
Pra baixo e pra cima, subindo e descendo
Enrola, enrola, do jeito que eu faço
Rodando, rodando, eu quero um abraço
Iô iô iô iô iô iô, eu te amo…"

(Iô iô – Trem da Alegria 1988)

Esse era ‘O’ brinquedo. Me perdia no tempo,ficava com um iô-iô pra cima e pra baixo. Eram horas e horas treinando o Voltas & Voltas, esfolando o dedo no fio poído. Antes mesmo da febre Promoção Iô-iô Coca-Cola, o vício já existia. Mas foi durante a promoção que a galera se motivou. Lembro como se fosse ontem.

– O meu iô-iô é o Galaxy! Ganhei no concurso!
– Eiiii, hoje tem concurso no Can, bora?
– Ganhei pochete e mochila no campeonato!
– Olhaaa, ganhei um broche Superstar!
– Me dá um fio teu? O meu tá todo podre…
– Eu sei fazer Pêndulo e Estrela, você sabe?
– Quantas voltas-e-voltas? 300? Bora apostar aqui quem faz mais?

Ô fase gostosa. Lembro que minha turma e eu ficávamos percorrendo a cidade atrás de concursos de bairro só pra ganhar prêmios. Como eu morava em frente à fábrica da Coca-Cola era mais fácil dar uma espiada nos calendários promocionais.

Puxa… ainda guardo com muito carinho todos os iô-iôs da promoção (3 Galaxy’s, 3 master e 3 super), os iô-iôs profissionais e um iô-iô do Paraguai que acende a luz com todo um valor sentimental. Além de fios extras, manuais de dicas e truques, alguns brindes e algumas tampinhas de troca da época da promoção.

Quantas saudades! Hoje vou dar umas voltas & voltas…

Publicado em 16/06/2005, em Recordações. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. HauhhuauahuhahuiahuiahuiaOh! que saudade tenho da aurora da minha vida, da minha infância queria que os anos não trazem mais…Nossa Dani,Ce falando ai do yoyô lembrei um pouco da minha infância..Eu era um moleque… era ligada na tomada 220 e pegava rabeira de avião, não tinha no mundo quem me segurasse…Eu jogava bola e dava rasteira nos muleque, eu subia nos muros, contruções, portões, árvores, telhados… sempre que minha mãe queria me dar uma coça eu pulava no 2º andar e me agarrava nas plantas do jardim que tinha em frente a minha casa, sem noção de que, se errasse o pulo era capaz de quebrar as pernas ou um braço sei lá, mas resumindo…Eu adorava brincar de pião, principalmente a parte de quebrar o pião do outro; jogava bolinha de gude e ganhava todos os muleque da rua, mas era bom quando era permitido aço e eu podia quebrar as bolinhas de gude dos meus amigos; gostava de jogar peteca e não deixava a peteca cair; fugia da escola; furava a cabeça dos muleque com baladeira (stilingue); dava rasteira na professora pra fugir da sala de aula; na hora do recreio costuma soltar bobinhas nas salas, principalmente se a bombinha fosse colocada numa lata de leite ninho, pois o estrondo era maior; gostava de roubar fruta no quintal dos vizinhos, apesar de que na minha casa tinha árvores de frutos variados, mas o a do vizinho sempre é mais gostosa; vivia nas enfermarias do hospital pra remendar a cabeça; adorava currupio, quando o meu quebrava e minha mãe não queria comprar outro pra mim, eu fazia de tampinha de garrafa, a melhor parte era que os de tampinha dava para cortar o coleguinha; brincava de adedonha e blefava todos; enterrava minhas bonecas e depois eu era obrigada a procurar, mas não lembrava onde eu tinha enterrado; fugia de casa pra tomar banho no rio, mesmo sabendo que quando voltasse ia apanhar; quando me colocavam de castigo eu dava um jeito de fugir no meio das plantas e pular o muro, e olha que o muro era alto; fazia missa do sétimo dia para os bichinhos que morriam (gato, pinto, pato, quati…), mas do yoyô quem não lembra hein? Quando eu era criança, eu era uma peste, muito atentada mesmo, e no yoyô eu só lembro que dava pra fazer uns de madeira e com muito jeito e prática, volta e meia eu estava acertando a cabeça de um (de propósito mesmo). hauhauiahuihauuahaiahuiaÉ isso! ai que saudades! ^^

Deixe um comentário

